domingo, 17 de janeiro de 2016

Família Von Trapp, nazismo e lavagem cerebral

                                                    O FAILstival

Esperando aqui de boas a Família Von Trapp aparecer e receber o prêmio do FAILstival (Cric-cric-cric...)

Além de ser fonte de entretenimento, diversão, risadas e boa música (e aulas de canto para aqueles que não mencionamos), o filme "A Noviça Rebelde" nos trás um problema da época que mancha a história da humanidade: o nazismo.

De uma hora para outra, todo o povo da Áustria passou por uma lavagem cerebral. Eles acreditaram piamente que estariam protegidos e abençoados sob a liderança de Hitler. E para mostrar apoio e devoção, tão logo começaram a comportar-se como os zumbis nazistas: bandeiras vermelhas (sempre vermelho, como esse povo tem uma tara neurótica por essa cor!) com suásticas em tudo quanto é esquina, todo mundo andando duro, obediência cega a tudo e a todos, e o famoso cumprimento "Heil Hitler". Pese ainda o fato do próprio ditador ser natural de lá.

Todo o trabalho que Sissi e Franz Joseph tiveram em unir e pacificar o Império Austro-húngaro foi ao beleléu. Se bem que o império em si já não existia. Mas, mesmo assim, onde o povo estava com a cabeça ao aceitar de braços abertos uma ditadura? Uma pesquisada rápida no Google nos mostra que até a Áustria ter sido anexada à Alemanha (A palavra Anschluss usada no filme significa anexo em alemão) foi um festival de tramoias, maracutaias, acordos quebrados, promessas não cumpridas, teorias, prisões injustas e até mesmo assassinatos. Enquanto o circo pegava fogo, a Família Von Trapp escapava ilesa desse pandemônio.

O grande problema desses regimes ditatoriais é que eles conseguem apelar para o povo por meio de persuasão - que chega a ser hipnótica - para que o mesmo os aceitem sem questionar. A ideia de uma nação "pura" (Pangermansimo) contagiou os otários austríacos. Os socialistas entendem muito de manipulação. Obviamente que os judeus e famílias de outras etnias sentiram o cheiro do perigo e vazaram do pais logo após a fuga dos Von Trapp.

Foi muita cara de pau aqueles zumbis cantarem "Edelweiss" no festival! "Bless my homeland forever", com o psicopata do Hitler tocando o terror? Mais de 2000 pessoas foram assassinadas durante a transição. Que bênção!

Só lembrando: nazismo em português significa Partido Socialista dos Trabalhadores Alemães. Ou seja: SOCORROOOOOOO!!!!!!!!!!! CORRAM PROS ANDES!!! E não se esqueça, CLIMB EVERY MOUNTAIN!!!!

No meu livro Os Informatizados temos uma personagem maluca que parece ser neta de Hitler. Para saber mais, clique aqui e faça boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário