Bem, creio que dessa vez não preciso dizer a vocês que o lendário filme "O diabo veste Prada" é baseado no romance homônimo da escritora Lauren Weinsenberg. E nem precisarei dizer que o livro/filme foi baseado na história real da própria Lauren. Precisei mesmo? Oops...
Pois bem, depois de assistir ao filme milhares de vezes, eis que eu, José, com dinheiro sobrando, me deparei na prateleira da Saraiva o livro com o enorme sapato Prada vermelho estampado na capa. Não pensei duas vezes; acho que nem pensei uma vez; comprei o danado.
E depois da minha eterna comparação livro x filme, eu cheguei à conclusão que...
(Mais uma vez, se você pensa em ler o livro sem surpresas, ignore meu artigo!)
- Ter o nome do baboso namorado de Andrea mudado de Alex para Nate não acrescentou em nada a minha vida, nem tirou.
- Mas a grande mudança foi em Lily. Sério mesmo, eles fizeram um extreme makeover na personagem. No livro, Lily é alcoólatra, universitária (Mestrado em Literatura Russa), mora com Andrea (no filme Andrea mora com Nate), tem vários relacionamentos e APOIA Andrea se engraçando com Christian. No filme, ela é má agradecida (esperando de boas ela devolver a bolsa Marc Jacobs de US$ 1.900,00), metida a santinha e quase não tem destaque. Ué...
- No livro, Andrea não consegue dar às gêmeas as duas cópias do manuscrito inédito de Harry Potter.
- A parte "Procure aquele restaurante que teve boa crítica" é bem mais explorada no livro. No filme, foi apenas uma ordem.
- Nigel não vai para Paris e todo aquela trama de substituir Miranda por aquela tal Jacqueline Follet não existe no livro.
- James no livro é apenas um dos inúmeros funcionários da Runway e não um estilista em ascensão como no filme.
- Não tem nenhum amigo gay de Andrea, Lily e Nate. Não faço a menor ideia de onde o roteirista inventou esse personagem.
- Emily demora a ser amiga de Andrea, mas as duas não chegam a brigar como no filme. Pelo contrário, na despedida das duas elas foram bem mais amistosas.
- O enrolo de Andrea e Christian não foi tão profundo quanto no filme. Eles apenas dançam e se beijam. No filme, eles vão pra cama e tudo o mais (safadinho o roteirista, ein!)
- Mas o prêmio de EPIC MEGA FAIL vai para a cena em que Andrea anuncia sua partida para Paris. Nada daquilo acontece no livro. E para mim, faria mais sentido se não acontecesse. No livro, o resfriado de Emily é o motivo dela não ir a Paris. E Emily aceitou numa boa ser substituída por Andrea. Já no filme, eles inventaram que Emily quebrara a perna num acidente, e esta se dá ao luxo de ficar com raiva de Andrea. Como Emily esperava ir a Paris de perna engessada? Até hoje ninguém me explica isso. E Nate, como sempre, a complete jerk, distorcendo tudo o que aconteceu, como se fosse Andrea quem empurrara Emily na frente do táxi. "Eu não ligaria se você fosse dançarina de boate se o fizesse com dignidade". A questão é: há dignidade numa dançarina de boate? Eu negaria o Oscar só por causa dessa cena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário