segunda-feira, 16 de abril de 2018

Memórias Póstumas de José de Anchieta: O Papa É Pop

Música de qualidade...

Iniciando nova seção (é assim mesmo que se escreve) em meu blog, onde pretendo comentar sobre o que me marcou em minha infância. José de Anchieta foi uns dos bairros onde morei.

Quando eu menciono minha idade alguns logo pensam que eu curtia "Balão Mágico" ou "Trem da Alegria". LEDO ENGANO! Apesar de eu, sim, souber da existência desses grupos infantis, eu não era tão animado a ponto de sequer gravar os nomes das músicas deles. As músicas que mais fizeram parte da minha infância foram Rock Nacional. Talvez por eu fazer parte de uma família de ótimo gosto musical... Não que os grupos infantis fossem uma porcaria.

A lembrança mais antiga que eu tenho de José de Anchieta foi o disco da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii "O Papa É Pop", lançado em 1990, mais precisamente da música mais famosa "Era um garoto que como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones". Alguém perto do local onde se fazia\faz a feira (precisamente onde é o Supermercado Tesch) escutava essa música bem alta, e um dos meus irmãos começou a acompanhar no canto. Essa foi a primeira vez que eu ouvi falar da banda.

Anos se passaram e eu fui conhecendo mais e mais músicas dos Engenheiros. Tivemos fitas e CDs - eu já comentei sobre "Filmes de Guerra, Canções de Amor" neste artigo. Já nos anos 2000 compraram o CD e conheci o disco por inteiro.

E agora, vamos às curiosidades!

  • Considerado o álbum mais vendido da banda, com cerca de 400 mil cópias somente nos primeiros anos.
  • Tops of the Pop = "Era um garoto que como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones", "O Papa é Pop", "Pra ser sincero" e "O Exército de um homem só I" - tem a parte II, que é curtinha.
  • Nas apresentações ao vivo a banda costumava emendar as duas partes em uma só música.
  • Outras músicas que são conhecidas = "Olhos iguais aos seus", "A violência travestida faz seu trottoir" e "Perfeita Simetria".
  • "Perfeita Simetria" por muito tempo foi chamada de "O Papa é Pop II" porque a melodia é idêntica, mas a letra é outra.
  • A foto do Papa João Paulo II tomando chimarrão na capa não é montagem nem Photoshop, é real, foi durante sua visita em Porto Alegre.
  • Sim, o Papa levou sim um tiro à queima-roupa, um turco maluco tentou matá-lo em 1981.
  • O Título "O Exército de um homem só" foi retirado do livro de Moacyr Scliar.
  • Na música "Anoiteceu em Porto Alegre" temos o trecho "Atrás do muro existe um rio\ que na verdade nunca existiu" é uma referência ao Rio Guaíba, que na verdade é um lago, mas por toda a vida foi chamada pelos gaúchos de "Rio". Assim como Rio de Janeiro, o "rio" é na verdade uma baía. FAIL!
Deixo vocês com alguns vídeos para relembrar o passado. É o jeito, com as porcarias "musicais" que tentam nos empurrar hoje em dia...


Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles E Os Rolling Stones


O Papa é Pop

O Exército de um Homem Só I


Pra Ser Sincero (Não teve videoclipe estilo MTV)



Olhos Iguais aos Seus e Perfeita Simetria (No extinto Programa Livre)