Mas eles não dizem nada.
Fidel, Pinochet, tiram sarro de você
que não faz nada".
Assim começa a primeira música do primeiro álbum da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii.
[caption id="attachment_106" align="aligncenter" width="225"]
Escuto essa e outras músicas desde que me dava por gente, em especial na minha infância em José de Anchieta.
Mas eu cresci, fui pro Tubarão, entrei na Irmã Dulce e na oitava série aprendi que o Chile melhorou sua economia graças ao ditador Augusto Pinochet. EIN?
Ao mesmo tempo que aprendi que no caso de Fidel, o mesmo fez questão de destruir o seu pais com sua economia FAIL baseada no comunismo.
Por isso, a(s) pergunta(s) que não quer(em) calar: por que Gessinger elencou Fidel e Pinochet no mesmo verso? Como assim ele tirava sarro dos chilenos em 1986?
Não deveria ser Salvador Allende no lugar do outro?
Vamos comparar o governo dos dois citados para compreender melhor:
Salvador Allende assumiu como presidente em 1970 e adotou uma linha de governo totalmente comunista. Ele tinha até o apoio de Fidel Castro (coincidência?). Ele nacionalizou inúmeras empresas, tomou propriedades, elaborou inúmeros programas assistencialistas (tipo Bolsa Família) com a intenção de "distribuir renda" entre os menos favorecidos.
Mas, como sempre acontece, a economia do país entrou em colapso e as pessoas se desgostaram. Essa desorganização econômica levou ao caos, visto que com o passar do tempo, o governo ficou sem dinheiro para manter os programas que tinham sido implementados — qualquer semelhança com o Brasil atual não é mera coincidência –, a inflação chegou a subir 22% em um único mês por causa da desastrosa política monetária — tendo um máximo anual de 140%, e uma inflação anualizada de 1000% em Setembro de 1973 –, as reservas internacionais desapareceram e o país entrou em rápida recessão.
Com isso, ainda em 1973, aconteceu o golpe de Estado e Augusto Pinochet assumiu a presidência. Salvador Allende, deposto, se suicidou.
Nos primeiros anos de governo Pinochet pegou pesado com a oposição, eliminando qualquer grupo ou indivíduo que professasse o comunismo. Pessoas eram presas, torturadas e "desaparecidas". Ao mesmo tempo, o presidente fez o possível para reverter a economia chilena, e com a ajuda de economistas chilenos bem treinados trocaram a centralização estatal por princípio de livre-mercado.
O resultado foi só alegria: o Chile se tornou uma das economias mais prósperas da América Latina. Foi criado a capacidade de planejamento para a população e permitiu-se o surgimento de um novo ambiente de negócios no país. Investimentos estrangeiros voltaram conforme as propriedades eram desestatizadas e devolvidas a seus donos originais ou leiloadas no mercado. Desse modo, a pobreza foi reduzida, a mobilidade social aumentou e as bases da atual sociedade chilena foram construídas. Até 2010 o PIB per capita do Chile era maior que o do Brasil!
Por isso eu continuo a me perguntar: não era para ser Allende no lugar de Pinochet?
Aproveito o espaço para divulgar meu livro "Os Informatizados". Caso deseje fazer uma leitura, clique aqui e divirta-se!
Fontes:
Mercado Popular.