segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Diddy's Kong Quest - o mais difícil da série Donkey Kong?

INFÂNCIA RESUMIDA EM UMA IMAGEM

Continuando nos meus devaneios sobre o passado, resolvi destacar um dos jogos do Super Nintendo que costumava jogar em minha infância.

Diddy's Kong Quest é um jogo lançado pela empresa Rare para o console da Nintendo, na época sendo o SNES. Lançado em 1995, é uma sequência do primeiro jogo Donkey Kong Country, lançado no ano anterior. Seguindo o mesmo tipo de produção do seu antecessor (imagens pré-renderizadas em modelos 3D, ótimos gráficos, jogabilidade e trilha sonora), o jogo chegou a vender 5 milhões de cartuchos por todo o mundo. Outra novidade foi o destaque do personagem Diddy e a aparição da sua namorada, Dixie.

Comenta-se por aí que o jogo em questão seria o mais difícil da trilogia - em 1996 lançaram a terceira parte. Analisando o jogo em detalhes, acho que posso compreender por que alguns chegaram a essa conclusão:

Diferente da primeira parte, a segunda tem:


Fases no espinheiro que são dificílimas para passar. Nessa da foto você tem de passar com a ajuda de barris. Tem outra - que a gente nunca conseguia passar do início - em que você precisa do papagaio. E não pode encostar, senão, adiós!


Enquanto que na parte 1 você nadava em todas, aqui nem tanto. Pule na foca e ela refrescará a lava para você nadar. Mas não tarde tanto, com o tempo a água fresca se torna lava novamente!


E falando em não nadar, a fase "Toxic Waste", considerada a mais difícil de todas, tem esse detalhe: um mar de alguma coisa tóxica está SUBINDO pelo castelo e você tem de escalar o mais rápido possível sendo a cobrinha, o papagaio e depois a aranha. Mas a gente sempre morria ainda na primeira etapa da cobra! No desespero em ver o ácido subindo a gente perdia o controle, hehe. Essa fase sempre me fez lembrar do Coringa (próximo artigo?).


A fase anterior ao Chefe Final também era de arrancar os cabelos. Além de estarmos de novo em outro espinheiro, há uma espécie de corrida; e o objetivo da fase é chegar na frente desse corvo. Se ele chegar primeiro, você perde a corrida e uma vida. Mas como correr rápido quando o caminho de repente se estreita e você tem de ir com calma para não esbarrar nos espinhos?!


Mas nem tudo é dureza neste jogo: para descontrair temos a famosa fase da montanha russa. Morríamos pra dedél, mas valia a pena a diversão. Só depois de muitas mortes que fomos descobrir que a letra G estava em uma passagem secreta...


Outro diferencial foi a parte dos bônus. No jogo antecessor, os bônus não tinham missão e objetivos específicos. Na parte 2, a fase bônus tinha como objetivo coletar moedas para o acesso às fases secretas (75 no total). Com esse beneficio, os jogadores se sentiam na obrigação de cumprir com todos os desafios para "zerar" o jogo em 102%.


Além disso tudo ainda tínhamos de coletar as moedas DK (em casa chamávamos de DKazão). Em cada fase havia uma para pegar. Em algumas fases a moeda ficava em local óbvio, mas em outras (leia-se 75% das fases) só Jesus na causa. A moeda da foto acima, por exemplo: eu só fui saber de sua localização após ler um "detonado" na Internet!


O Chefão Final, K. Rool, foi projetado pelo Cão. Não tem como um ser humano normal projetar esse chefe que demora a ser derrotado! Perde-se as vezes em que você tem de acertá-lo com a bola de canhão que ele mesmo lança naquela carabina do Seu Madruga (essa não foi feita em Sorocaba). Sem falar que ele também fica deslizando pra lá e pra cá (fazendo caras e bocas parecendo essas gurias tirando selfie) e mais pra frente ele desaparece. 


Se você conseguiu passar em todas as fases, coletou todas as 75 moedas de bônus e as 40 DK Coins, PARABÉNS! Sinta-se """""privilegiado""""" de enfrentar o K. Rool. . . AGAIN! Calma, calma, não priemos cânico, o jogo promete que será a ultima vez. Após derrotá-lo - como, eu não sei - você poderá ver um final alternativo. Depois, junte folego e parta para a terceira parte - Dixie Double Trouble.

Gameplay do clássico:

E você? Também acha Diddy's Kong Quest o jogo mais difícil da trilogia? Comente!

2 comentários: