segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Memórias Póstumas de José de Anchieta - "Os Inseptos do Chaves"

ASSISTIR A ESSE EPISÓDIO DURANTE A
GREVE DOS CAMINHONEIROS NÃO DEVE
TER SIDO MUITO ENCORAJADOR...

     Uma das minhas tarefas árduas como criança era assistir Chaves e Chapolin, que naquela época já fazia parte do SBT como Venon e Ed Brook. Mal eu percebia, no entanto, o privilégio que tinha em escutar o programa na venerada dublagem clássica e pioneira da MAGA, dublagem feita quando a emissora ainda se chamava TVS (A TVS mudou de nome pra SBT em 1988).
     E eu também mal desconfiava que boa parte dos episódios que eu assistia estavam com os dias contados! Muito se discute na Internet sobre os ditos Episódios Perdidos, episódios de Chaves e Chapolin que foram retirados do ar nos anos 90 e que passaram mais de 10 anos - em alguns casos, 20 anos - fora do ar.
     O episódio que quero destrinchar pertence à segunda classe. Vinte anos fora do ar, mofando nos arquivos da emissora, voltando ao ar somente em 2012. E ainda de brinde, uma lenda que pode explicar o motivo do sumiço deste episódio em particular.
     Mas não se confunda, caro leitor. Antes que me taque pedras "Mas Batata, eu me lembro de ter visto esse episódio dos 'inseptos' nos anos 2000", entenda a diferença. Não estou falando do episódio "Na Ponta dos Pés", onde o Chaves esmaga o pé de todos na vila com um ferro de passar. Aquele episódio também fala de insetos com gasolina, mas é só parte da história. O episódio da imagem acima fala exclusivamente dos insetos e tem um final diferente.
     A principal diferença entre esses episódios é a presença do Quico. Quando gravaram "Na Ponta dos Pés", Quico não estava mais no seriado. O Nhonho aparece em seu lugar - é ele quem bebe a garrafa de gasolina. Mas no episódio dos Insetos, Quico está em seu lugar original, e é ele quem bebe a gasolina.

QUICO NA HISTÓRIA ORIGINAL DOS INSEPTOS,
E NÃO O NHONHO.
     Temos também um diferencial: A ABENÇOADA DUBLAGEM DA MAGA, GRAVADA NOS ESTÚDIOS DA TVS! Como o episódio dos Inseptos foi o 21º a ser exibido, a dublagem ainda era precária, como se estivesse em fase de testes. Há um eco no áudio e nas vozes dos dubladores (eco característico em todas as dublagens das antigas), a trilha sonora é da Televisa, os dubladores do Chaves e do Quico pareciam que ingeriram gás hélio; o do Seu Madruga e da Dª Florinda por outro lado pareciam intoxicados de Red Bull. Não havia padronização nos nomes dos personagens e em seus bordões. Neste episódio o Seu Madruga chama a Dª Clotilde de "Dona Clô", quando ela desmaia após comer os insetos; e a Chiquinha (a dubladora) por sua vez chora "A-B-C-D-E-F-G" em vez do mais conhecido "Ué, ué, ué".

ESTE PARECE SER O EPISÓDIO EM QUE
A CHIQUINHA MAIS CHORA.
     Cena épica quando o Seu Madruga - again - é acusado por Quico e a Velha Carcomida Dª Florinda o esbofeteia:

MADRUGA: Esta bofetada foi pelo beliscão que eu dei no Quico, não?
FLORINDA: Sim, senhor!
MADRUGA: Dê-me outra! (Sim, antigamente o brasileiro se importava mais com o português)
FLORINDA: O senhor quer outra bofetada?
MADRUGA: Sim!
FLORINDA: Com muuuuito prazer (excesso de Red Bull dá nisso)
Dª Florinda dá outro tapa em Seu Madruga e ele, em seguida, dá outro beliscão no Quico.
FLORINDA: M-m-mas o senhor não...
MADRUGA: Bem, agora estamos quites, não? Pra dentro, Quico, e não se misture com essa gentalha!

     Admita que você leu o trecho acima imaginando as vozes dos dubladores! Como diz Engenheiros, acontece a qualquer um.

     Agora a cena que lançou uma teoria sobre o cancelamento deste episódio está mais pro final. Seu Madruga está em casa tentando passar roupa e pede ao Chaves que "experimente" o ferro. O verbo fez Chaves experimentar o pirulito que a Chiquinha chupava - e ela chora again. Depois ela explica "mandei experimentar o ferro", então o jenial Chaves faz isso:

CHAVES EXPERIMENTA O FERRO QUENTE COM
A LÍNGUA, ATÉ SE OUVE O BARULHINHO DE
QUEIMADO!!
     Com isso vem a teoria de que o povo do Politicamente Correto condenou a cena acima por ser inapropriada às criancinhas, que poderiam tentar imitar com o ferro de suas mães. No YouTube alguns afirmaram que houve sim, casos de crianças em São Paulo que foram parar no hospital com a língua queimada; e essas mães, em vez de passarem o mesmo ferro na poupança de seus filhos para largarem de ser retardados, escreveram cartinhas à TVS\SBT exigindo a retirada do episódio no ar.
     Mas, de qualquer maneira, quando as filhas Abravanel mandaram anunciar que iam reexibir os Episódios Perdidos em 2012, o episódio dos Inseptos estava entre eles. Agora podemos assisti-lo em HD no YouTube quantas vezes nos der na telha (caindo por terra a explicação furada do SBT de que esses episódios se deterioraram com o tempo ou que se perderam na famosa enchente de 1992).
     Não posso deixar de mencionar a lendária explosão na casa do Seu Madruga quando ele bebe inadvertidamente a garrafa de gasolina e acende um charuto trago pela Bruxa do 71 Dª Clotilde. Após a explosão todos ficaram com os chapéus trocados e a Chiquinha com os óculos quebrados!


     Se recordar é viver, então eu viverei eternamente!


Fontes:
Minha memória
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=QV3NYENmbEk
Google
Boatos do YouTube
Fórum Chaves: http://forumchaves.com.br/portal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário