Observando como a tecnologia anda mais avançada e a garotada de hoje mais exigente com gráficos, efeitos, bits and bites e realismo virtual, chego a dar risada quando eu me lembro que em minha infância tínhamos em casa um Atari 2600
![]() |
NÃO, A IMAGEM NÃO ESTÁ INCOMPLETA, É ASSIM MESMO O VIDEOGAME!! |
E caso vocês estejam se perguntando onde estão os botões A e B ou X ou Bolinha ou Quadrado, esqueçam! Os jogos eram tão simples que um botão já era o suficiente. Em alguns casos nem era usado (alguém usou o botão pra jogar Pac-Man?)
Atari continuou lançando novos modelos até os inícios dos anos 90, mas este aqui foi o campeão de vendas (talvez por isso ele apareceu em casa tão tarde) e popularidade. Lamentavelmente a empresa feneceu aos poucos com o advento da Mega System (a.k.a. Sonic), com as atualizações da Nintendo (a.k.a. Super Mário e Donkey Kong Country) e com a Sony também se metendo no mundo dos games (a.k.a. Playstation). Foi também questão de tempo para lá em casa descartarem o Atari pelo Super Nintendo - talvez isso renda futuro artigo.
Esse buraco no meio que vocês estão vendo era para colocar o cartucho. Só tínhamos um (parem de rir, o Brasil estava em crise!) e os demais vinham na memória. Querem ver o que eu costumava jogar?
1) Pac-Man
Em casa chamávamos de "Come-Come", pois a missão era essa mesma, ficar até 2050 comendo esses tracinhos e os fantasminhas que corriam atrás da gente após comer esses quadrados amarelos que ficavam nos quatro cantos da imagem. Quanto mais a gente avançava mais rápido os fantasmas ficavam, até chegar a um nível que era impossível! Ou seja, o objetivo não era chegar ao fim - se é que havia fim - e sim chegar à pontuação mais alta.
2) Enduro
O Top Gear dos anos 80, esse era o cartucho único que tínhamos. Mesma lógica dos demais jogos, sua missão era ficar em primeiro lugar na corrida, mas a corrida não tinha fim! O desafio mesmo era a pontuação. Só que aqui havia um porém: você perdia o jogo se ficasse muito pra trás. O diferencial era o ambiente: começava assim como na imagem, dia aberto com tudo verde. Depois o tempo ia mudando - tarde, pôr do sol, noite e madrugada com neblina! Depois vinha o amanhecer, e voltava ao dia normal. Em casa já considerávamos jogo ganho quando conseguíamos ficar até o dia seguinte, pois a parte da noite e da madrugada era difícil!
![]() |
OU VOCÊ IA MAIS DEVAGAR E PERDIA POSIÇÕES OU VOCÊ IA RÁPIDO E BATIA SEM CESSAR NA TRASEIRA DOS CARROS. |
3) Pelé's Soccer
PAREM DE RIR! Esse era nosso Winning Eleven Raiz. E sim, você não usou drogas e leu errado, era o nome do Pelé nesta obra prima - literalmente! Eu sempre levava um susto quando alguém marcava um gol e às vezes torcia pro jogo ficar no zero a zero - traumas da infância.
4) Frostbite
Calma que vou traduzir, esse jogo era interessante. O carinha tem que construir uma casa, conforme visto no canto direito da tela. Para levantar a casa ele tem de pisar nesses quadrados que você vê embaixo. Mas não é tão fácil. Você tem que se esquivar do urso que fica andando pra lá e para cá, senão ele te pega e você perde uma "vida". O azul na tela é o mar; ou seja, se você errar a mira do quadrado o carinha se afoga. Está vendo os pássaros? Não os deixe te pegarem, pois eles te empurram para fora do quadrado. A mesma coisa com essa ostra amarela. Já os peixes são do bem, eles te dão ponto extra. Você passa de "fase" quando consegue entrar na casa pronta se esquivando do urso. Só que a cada fase, os quadrados se movem mais rápido; ou há menos quadrados, exigindo melhor mira de sua parte; ou há mais bichos; ou o urso fica mais rápido. Mais uma vez, o jogo não tinha fim, o objetivo era pontuação.
5) Defender
Guerra nas Estrelas? Talvez. Assim como Asteroids, Defender era um jogo de batalha espacial. Neste caso o objetivo do jogo era defender a cidade de uma invasão alienígena. Só que nunca entendi por que em determinada parte do jogo a cidade aparecia em ruínas - tipo, falhamos na missão, os alienígenas destruíram a cidade, mas o jogo continua? Acho que você entendeu...
6) Tennis
Somente jogos de esporte tinham começo, meio e fim, e talvez por isso esse de tênis e o de futebol eram os mais jogados lá em casa. Sem grandes pretensões o jogo era assim mesmo. Na época não entendia por que os pontos eram de quinze em quinze, achava que tinha de ser igual futebol. Como era inocente...
Leitores, ainda falta um jogo, mas não me lembro o nome e não consegui encontrá-lo de forma alguma em minhas pesquisas, por isso fico por aqui. Até a próxima!
Se recordar é viver, então viverei eternamente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário