![]() |
Thalía em 1988 com sua banda de rock Timbiriche Atrás dela: Diego, Alix, Erik, Eduardo, Edith e Paulina. |
Outro fato mais desconhecido do que o primeiro é que essa banda Timbiriche fez moderado sucesso no Brasil nos anos 80 e teve maioria dos sucessos copiados pelos grupos Dominó e Polegar. Esse trecho vou deixar em próximo artigo.
Vamos à história: Aos finais dos anos 70 e inícios dos anos 80 havia um grupo infantil espanhol fazendo sucesso na América Latina chamado Parchis. O México teve a brilhante ideia de fazer a sua versão e "selecionou" algumas crianças para formar o grupo Timbiriche. Para quem não sabe a palavra é o nome daquele joguinho de ligar vários pontinhos. Em Cuba a palavra também significa "quiosque".
Escrevi "selecionou" com aspas porque a maioria dos integrantes eram filhos de famosos da Televisa. Assim iniciou Timbiriche com dois meninos, Diego (filho de Martha Zavaleta, criadora da banda), Benny (filho de Julissa, produtora e atriz da Televisa) e quatro meninas: Sasha, Mariana (filha de Ana Garza, atriz de novelas), Alix e Paulina Rubio (filha de Susana Dosamantes - who?).
O grupo infantil lançou o primeiro disco em 1982 - e logo se viu obrigado a gravar outro disco no mesmo ano por causa do sucesso estrondoso. Todo mundo achava fofo aquelas crianças de uniforme de viajantes espaciais entre 10-12 anos cantando músicas infantis. Inclusive a música "Amigos do Peito" é deles, e não do Balão Mágico. Em 1983 lançam o primeiro disco ao vivo cantando praticamente todas as canções dos dois álbuns em pot-pourri mais faixas inéditas. Em 1984 lançam o quarto disco com mais um menino, o novato (?) Erik.
Quando Thalía entra em cena
Ainda em 1984 a produtora Julissa teve a ideia de realizar uma obra teatral baseada no filme "Grease - nos tempos da brilhantina". No México o nome do filme é "Vaselina" e assim ficou o nome da peça: "Vaselina con Timbiriche". Os fãs da banda arrastaram seus pais para assistir à peça. Como a história conta com um bom número de personagens, foram feitas audições com centenas de pré-adolescentes para selecionar coadjuvantes (só os sete não dava).
E é nessa seleção que entra não só Thalía, mas mais dois jovens que mais tarde fariam parte da banda: Eduardo Capetillo e Edith Marquez. Falaremos deles depois. O curioso é que essa obra teatral lançou inúmeros talentos que quando adultos se tornaram famosos assim como Thalía.
Mas a sorte estava mesmo com Thalía, pois de início ela foi selecionada para ser uma das dançarinas de pouco interesse; mas aos poucos o jogo foi virando e ela acabou ficando com o papel principal; ela foi selecionada para revezar na ausência de Sasha o papel de Sandy Dee, da Olivia Newton-John! Seria esse fato um sinal?
A era de ouro do grupo
Em 1985 a banda lança o sexto disco, onde eles com idade entre 13-15 anos deixam para trás as características infantis e investem no rock. É o disco onde começam a sair os sucessos #1 (e é de onde surgiram as "versões" brasileiras).
É também o último disco com a formação original. Benny se mudou para os Estados Unidos pouco depois do disco ser lançado. Sasha estava com projeto de ser solista. A notícia da saída dos dois deixou os fãs preocupados, pois eles eram o casal preferido. Os produtores procuraram substitutos, e quem você pensa que foram chamados? Para substituir Benny, o já mencionado Eduardo; e no caso de Sasha, chamaram novamente Thalía!
Durante a transição Eduardo e Thalía eram apenas suplentes que tampavam o buraco na ausência dos originais. Quando a apresentação era com playback, os coitados mexiam os lábios mas o público ouvia as vozes de Benny e/ou Sasha (Patético!).
![]() |
A banda com a formação de 1987: Eduardo em cima Erik em baixo, depois Thalía, Paulina e Diego; mais em baixo: Mariana e Alix |
Em 1988 o grupo lançou o disco "VIII y IX", um disco duplo contendo 21 músicas inéditas no total. Eles novamente mudaram o visual: de pré-adolescentes a roqueiros rebeldes, visto que o movimento "Rock en tu Idioma" estava em pleno apogeu na América Latina. O disco vendeu num total de quatro milhões de cópias e rendeu onze singles. Nessa época duas novas integrantes entram na banda: a melhor voz Edith Marquez e a sensual Bibi Gaytán. Os críticos rasgavam elogios e consideravam a banda no auge da fama.
![]() |
Timbiriche em 1989: PAULINA jogando seu cabelo de propósito na cara de EDITH, depois THALIA no meio como a líder que era; EDUARDO coladinho na sua futura esposa, BIBI. |
Decadência e fim do grupo.
Apesar do glamour, a convivência entre os membros era difícil e conflituosa. Acabou-se a inocência da infância. Os amigos começaram a disputar por popularidade. Como cada integrante tinha sua música solo, era uma briga para decidir quem ia cantar nos programas de auditório tipo "Domingo Legal", pois era quase impossível os sete participar. Edith foi a mais prejudicada. Paulina era acusada de causar intrigas e sabotar Thalía e Edith. (A rivalidade entre Thalía e Paulina renderá futuro artigo). Conflitos amorosos e fofocas de traição vindo da mídia causavam desgastes emocionais.
Enfim, a bomba estourou em 1989, com Thalía e Eduardo anunciando suas desistências da bagunça que se tornou a banda. E, novamente, coincidências das coincidências, sem os dois, a banda entrou em decadência! Os produtores arranjaram mais dois substitutos e tentaram prosseguir nos anos 90, mas não era a mesma coisa. Os fãs preferiram acompanhar a trajetória solo dos que saiam. Outros membros antigos como Paulina, Erik e Edith também saíram, resultando num confuso troca-troca de integrantes. Então, em 1994, com apenas Diego como único veterano (todos os demais tinham rachado fora), a "falência" foi decretada.
Vamos ver em detalhes os integrantes da era de ouro, antes e depois:
Thalia, "La Líder".
Eduardo Capetillo, o líder dos rapazes, "El galán de las chicas". Ele e Thalía carregaram a banda nas costas, tornando-a febre juvenil.
Bibi Gaytán, "La Sexy" da banda, agora casada com Eduardo e mãe de cinco filhos.
Diego Schoening, o último dos moicanos, o único membro original a ficar até o fim. Ele foi o primeiro namorado de Thalía.
Erik Rubín, "El Champi".
Erik Rubín, "El Champi".
Mariana Garza, "La Actriz".
Alix Bauer, "La Bella Judia".
Edith Marquez, "La Mejor Voz".
Eu já estava encerrando o artigo quando me lembrei de postar as fotos "dela"!
Paulina Rubio, "La Chica Dorada". Seus problemas pessoais a deixaram assim.
Cada um prosseguiu em carreira solo. Como bem sabemos, Thalía foi a que mais se destacou até hoje: gravou a Trilogia das Marias (o seu par romântico de "Marimar" é Eduardo, os dois juntos novamente) e agora segue como cantora. A doida da Paulina segue em segundo lugar, sempre causando problemas com drogas e imoralidades que a deixaram assim. Eduardo e Bibi se casaram e ele seguiu como galã de novelas, enquanto Bibi se retirou do meio artístico para cuidar do lar. Alix também se retirou dos holofotes. Mariana segue como atriz de novelas e teatro. Sasha, Benny e Erik seguem como cantores e desde 2014 os três saem juntos em turnê América Latina afora. Diego segue como condutor do programa "Un Nuevo Día" do canal Telemundo.
No próximo artigo vamos descobrir quais as músicas de Timbiriche que tiveram versões brasileiras de Polegar e Dominó. Até a próxima.
Fontes: estão nos links.
Fonte das imagens: Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário