quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Filme versus livro: The Maze Runner.

Se tivessem corrido e resgatado logo Alby e Minho, parte dos problemas seriam evitados. Mas, como é filme...
Se tivessem corrido e resgatado logo Alby e Minho, parte dos problemas seriam evitados. Mas, como é filme...
Mais conhecido como "Correr ou morrer" em português BR, o primeiro filme da também trilogia foi baseado no romance homônimo de James Dashner. E assim como os livros, Hollywood está providenciando a terceira e última parte do filme (Diferente de Parque dos Dinossauros, em que só a Parte 1 e 2 são livros).

Bem, com a minha habitual pesquisa, não pude deixar de fazer minha famosa comparação. Se por acaso você está querendo ler os livros, não leia meu artigo! Caso contrário, prossiga.

Diferenças no filme: e lá vamos nós...


  1. O prêmio de EPIC MEGA FAIL vai para Alby. No livro, ele é tão ou mais chato e crítico com Thomas do que no livro. Ora, mas será possível? Nada do líder bonzinho que apresenta a Clareia ao "novato". No livro, ele não é picado nem é capturado pelos Verdugos, ele se suicida se jogando no meio dos ditos cujos porque não admitia a ideia que a vida pacífica na Clareia acabara! Enquanto que no filme, toda a chatice e teimosia em permanecer cativos partia de Gally.

  2. Sobre o filho da Cher, não posso falar a bizarrice que Hollywood fez para não matar a surpresa para quem for assistir ao Três.

  3. No livro, Tereza tem poderes telepáticos. Mas de acordo com entrevistas o diretor Wes Ball disse que a atriz que faz a Tereza não conseguia mais Thomas representar uma comunicação telepática que convencesse ao público, por isso toda essa parte de telepatia foi cortada do filme. Tiveram um trabalhão para refazer o roteiro, coitados.

  4. Newt é manco e um dos corredores, mas devido ao acidente que sofreu ele ficou encostado no INSS (!). Nada disso foi aproveitado no filme.

  5. Ben não era corredor, e sim construtor.

  6. Os Verdugos não eram as únicas criaturas assustadoras. Só consegui encontrar o nome em espanhol: Escarabajos. São criaturas metálicas que espiam os habitantes dentro e fora da Clareia. Tem o nome C.R.U.E.L. gravado em si.

  7. Por razões de duração do filme, as coisas aconteceram mais rápidas do que no livro. Thomas se recorda de seu nome assim que chega, enquanto que no livro ele levou "séculos". No filme, toda a história se passou em quatro dias. Os amantes do livro se molestaram com a rapidez dos acontecimentos, mas a produção se defendeu dizendo que se fossem seguir à risca a cronologia do livro, o filme ficaria maior do que já é (ele já tem 113 minutos de duração).

  8. No livro, os Verdugos são descritos como sendo lesmas ou lagartas de borboletas. A direção mudou o conceito para aranhas mecânicas "para dar aquele ar futurista".

  9. No livro, Thomas participa de várias tarefas e funções, enquanto que no filme, o folgado só foi buscar fertilizantes (e nem levou de fato, pois foi interceptado por Ben) e cortou uns troncos. Ele imediatamente foi promovido como corredor. Novamente o diretor afirmou que foi necessário reduzir os detalhes para o filme não ficar muito longo.

  10. No livro, a Clareia e o Labirinto estão localizados num mundo falso, igual a "O Show de Truman". Mas Ball achou isso ridículo e optou pelo épico final, dos sobreviventes sobrevoando de helicóptero o labirinto. No livro, os sobreviventes são "resgatados" de BUSÃO, pelo amor de Deus!!!

  11. No livro Newt é descrito como tendo um leve sotaque britânico. No filme, quase todos os atores são britânicos: Newt, Tereza, Alby, Gally, etc. e etc. Os únicos americanos são Thomas, Chuck, a Dra. Paige  e aqueles garotos secundários que mal aparecem no filme e/ou que morrem capturados pelos Verdugos.

  12. O nome do personagem Caçarola é traduzido ao pé da letra em vários idiomas. Em inglês, Frypan. Em espanhol há dois nomes, na Espanha, Fritanga; na América Latina, Sartén.

O meu livro ainda não é uma trilogia de sucesso (estou escrevendo a segunda parte), mas caso você queira conhecê-lo melhor, Os Informatizados e faça boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário